quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ultrassom transretal

em quarta-feira, 13 de novembro de 2019

1 comentário





O mês de novembro agora é AZUL!!! Essa estratégia foi criada como forma de alerta aos homens para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma moléstia silenciosa e fatal, mas que com as atuais tecnologias tem altas taxas de cura.

Mas ao focar nesse tipo de problema, geramos um preconceito pelo medo, tanto do exame quanto do possível diagnóstico, que afasta muitos homens da procura pelo médico.

Preciso alertar que um número considerável de homens mais velhos sofre com problemas prostáticos, como a hiperplasia prostática benigna, que nada tem a ver com câncer, mas que altera muito a qualidade de vida devido a dificuldade na eliminação da urina, terminando nos casos mais graves a levar os pacientes ao uso de sonda vesical ou mesmo à hemodiálise por insuficiência renal. Esse é o meu dia a dia. 

O crescimento da próstata pode ser monitorado eficazmente através do ultrassom transretal, exame indolor, sem necessidade de preparo, e que é claro: causa algum constrangimento (sabemos que não é natural para os homens, e respeitamos isso!), mas que possibilita o tratamento desse mal que aflige grande parte da população masculina, sendo facilmente tratável através de medicações ou mesmo cirurgias minimamente invasivas realizadas através do canal uretral, a critério dos urologistas.


Em qualquer momento que se sentir preparado (não precisa ser em novembro...), vença seu medo e  procure o urologista, pois queremos não apenas envelhecer, mas sim: qualidade de vida!!!!     


Um comentário :



TOPO