terça-feira, 29 de maio de 2018

Cisto funcional: o que é?

em terça-feira, 29 de maio de 2018

Comente aqui
Doutora, eu vim fazer o controle de meu cisto, mas é estranho: às vezes ele muda de lado, uma hora aparece no ovário direito, outra hora está no esquerdo, isso é normal?

O que acontece é que mensalmente a mulher prepara-se para uma nova gestação, por isso é chamado ciclo menstrual. Ele tem início com o primeiro dia da menstruação, na qual a queda das taxas hormonais (progesterona, no caso) leva à atrofia e descamação da camada menstrual, com o consequente sangramento típico "daqueles dias".

Em seguida teremos estímulo hormonal de uma glândula situada no interior da nossa cabeça, a hipófise! Por esse estímulo, o ovário começa a desenvolver alguns de seus folículos primordiais, presentes nos ovários desde o nascimento. Nessa fase há crescimento desses folículos em ambos os ovários. Eles podem aparecer como pequenas bolinhas escuras no interior dos ovários ao ultrassom, e isso é normal. Assim essa é a fase de folicular, onde o ovário vai secretar um hormônio chamado de estrogênio. É ele que confere nossa feminilidade - pele mais macia, voz suave, crescimento das mamas, afetividade, entre outros.

A certa altura, esses folículos crescidos tornam-se maduros, prontos para a ovulação. Normalmente atingem essa fase apenas um ou dois folículos, em qualquer um dos ovários, e eles podem medir desde 18 até 30 mm de diâmetro.
Estando maduro, a mulher entra na chamada fase peri ovulatória, a qual pode ser percebida pela presença de um muco incolor e pegajoso (semelhante à clara de ovo) expelido pela vagina e percebido ao limpar-se no banheiro. Sim, ele é bem viscoso e isso pode ser verificado: irá formar um fio incolor de vários centímetros, ao afastá-lo entre os dedos.
Essa também é chamada de fase fértil, na qual geralmente a libido (vontade por sexo) aumenta na mulher.
Lembre-se que isso tudo não ocorre nas mulheres que utilizam anticoncepcional hormonal, afinal de contas: ele foi feito para evitar a ovulação!

                                 
Então esse folículo "rompe-se" ocorrendo a liberação do óvulo para o interior da cavidade abdominal, o que pode ocasionar um pouco de dor ou desconforto, também chamada "dor do meio do ciclo". Geralmente ela não é muito intensa e desaparece após um ou dois dias, espontaneamente.

O dia da ovulação varia de uma mulher a outra, podendo ocorrer desde o final do período menstrual, até próximo ao vigésimo dia do ciclo (essas mulheres terão a duração do ciclo mais curta ou mais longa, respectivamente). Em geral a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação - isso eu já explico melhor!). Assim numa mulher com intervalo de 30 dias entre as menstruações, vai ovular no 16º dia (30 - 14 = 16, ok?). Caso ela menstrue a cada 28 dias, cairá no 14º dia, e assim por diante.

Essa informação é muito válida para quem está tentando engravidar. O contrário não é muito seguro, não sendo confiável como método contraceptivo (lembre-se que ficamos mais "animadas" nesse período), além do dia poder ser variável (mesmo evitando-se o contato sexual três dias antes e depois do dia esperado).  

Após o rompimento folicular, o óvulo irá ser direcionado para as trompas, onde-se deverá se encontrar com o espermatozóide (sementinha masculina) para ser fecundado e iniciar uma nova vida.


                                   



Enquanto isso, no ovário, a área antes chamada de folículo sofre um tipo de "cicatrização", com espessamento de suas paredes, as quais irão começar a secretar grandes quantidades do hormônio progesterona, formando uma estrutura (que também pode ter a forma cística) chamada de Corpo Lúteo ou cisto luteínico (quando possui líquido dentro). A progesterona por sua vez, será responsável por manter "fofa" a camada do endométrio (a mesma que menstrua) no interior do útero, pronta para receber o "ovo" em formação. Ao ultrassom ela vai aparecer como uma faixa mais branca no interior do útero, e é aí que irá se implantar o saco gestacional.

Esse corpo lúteo tem tempo de vida determinado - dura apenas 14 dias caso não ocorra ovulação - sofrendo atrofia ou "secando" após isso. Com a queda da produção de progesterona o endométrio também atrofia e começa a sangrar, dando início a outro ciclo. Por isso sabemos exatamente quanto dura a fase luteínica ou secretora: 14 dias! 

Caso haja fecundação o tecido que forma o "ovo" começa a secretar outro hormônio: a gonadotrofina coriônica humana (ou HCG) a qual irá "informar" ao corpo lúteo que ele precisa manter-se "vivo" por mais 10 semanas, mantendo a gravidez segura até que a placenta esteja formada. 
Sim, esse é o mesmo do HCG detectado no sangue e na urina para confirmar a gravidez.

Desse modo meninas, podemos observar que as mulheres saudáveis e férteis terão a formação de vários cistos durante toda a sua vida, e isso é um bom sinal!

Poucos são os cistos considerados anormais e em caso de dúvida mais exames serão solicitados por parte de seu médico para avaliação. Um controle precoce pode ser essencial para diferenciar-se um do outro. Por final, lembre-se que nem sempre os achados de exame significam doença, apenas seu médico poderá interpretá-los.








0 comentários :

Postar um comentário



TOPO