sábado, 26 de maio de 2018

Final da gestação: quando é o nono mês?

em sábado, 26 de maio de 2018

Comente aqui
Semanas ou meses... afinal de contas quando a gestação completa os nove meses?

Para início de conversa, como o próprio nome diz: NONO MÊS.

Sim, ele compreende todo o período em que a criança está pronta para o nascimento. E isso vai variar de criança para criança, por isso não é uma data!

Tem-se acolhido que a gestação a termo (com o feto maduro) vai variar de 38 semanas até 42 semanas de idade gestacional, ou seja: o 9º mês contado a partir da data do último ciclo menstrual (1ºdia).

Uma fonte de confusão frequente é a contagem de cada mês como tendo 4 semanas apenas (ou 28 dias). Isso estaria certo caso estivéssemos na Lua, pois essa é a duração do mês lunar. Mas nosso calendário engloba entre 30 e 31 dias (exceto fevereiro), assim temos que cada mês terrestre tem cerca de 4 semanas "e meia" de duração. 

Ora, então pelas contas... 9 vezes 4 é igual a 36! Dessa maneira, muitos pais começam a ficar muito ansiosos pelo nascimento quando a criança mal completa o oitavo mês de gestação. 

Para evitar que a criança seja retirada prematuramente por meio de parto cesareano, o governo brasileiro acolheu a decisão de adotar como normativa o final da gestação como tendo 39 semanas como limite mínimo para as cesáreas interativas (ou seja = fora de trabalho de parto).

Mas essa norma é adotada apenas para as gestações de baixo risco, como medida de proteção ao recém nascido. Nos casos onde a gestação é de ALTO RISCO, essa data limite é adequada caso a caso, dependendo da doença existente na mãe ou feto, de modo que a decisão médica seja baseada na avaliação clínica e exames de apoio.

Desse modo, a data provável do parto (D.P.P.) é calculada caindo exatamente na idade de 40 semanas de gestação, ou seja, bem na metade do 9º mes, podendo a criança nascer naturalmente até 15 dias antes ou depois dessa data!

Caso essas informações tenham ajudado, não deixe de dar um like aqui embaixo e não percam a próxima postagem onde falarei sobre ...  

0 comentários :

Postar um comentário



TOPO