quinta-feira, 17 de maio de 2018

O que é Ultrassonografia?

em quinta-feira, 17 de maio de 2018

Comente aqui
Ultrassonografia

Trata-se um método de exame de formação de imagens do interior do corpo através de ondas sonoras, cuja frequência está acima da perceptível pelo tímpano humano (faixa de som audível), daí ser chamado de ultrassom.
Outro nome comum é ecografia, pois o aparelho capta os ecos formados pelos “gritos” (inaudíveis) de som  ao serem refletidos pelos tecidos e os transforma em gráfico no interior do computador do equipamento.
 Esses “gritos” são gerados pelo transdutor (parte de contato que tem contato com a pele do paciente através do gel) através de cristais de propriedades especiais capazes de transformar energia elétrica em ondas sonoras e vice versa (cristais piezoelétricos).

Utilidades

 A utilização atual da ultrassonografia estende-se praticamente a quase todas as especialidades médicas, auxiliando-as como método tecnológico e baixo custo e alta segurança. Obviamente a eficácia do exame irá depender do profissional que a executa, assim como da qualidade do equipamento utilizado.
Desse modo é utilizado amplamente pela ginecologia e obstetrícia (para avaliação fetal e dos órgãos maternos), avaliação da cavidade abdominal (fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, baço, grandes vasos abdominais, bexiga e outros), coração e cavidade torácica, no pescoço, e em membros avaliam-se as partes moles (desde a pele até o plano muscular), articulações e o estado circulatório.

Quem pode realizar esse exame?

Dependendo da indicação médica pode ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer idade, não havendo limitações (desde avaliação de embriões intrauterinos) até idosos.
Para crianças é o método ideal (respeitando-se os limites técnicos) podendo ser realizado sem a necessidade de sedação, pois por ser dinâmico, permite que a criança faça alguns movimentos sem afetar sua qualidade.

O exame é seguro?

Por utilizar ondas sonoras é um método seguro, que não utiliza radiação para sua realização como ocorre em outros métodos, como o raio x, tomografia computadorizada, mamografia, radioscopia e outros. Em geral também não requer utilização especial de contrastes, a não ser em casos especiais.
O único contraste utilizado em exames gerais é aquele obtido pela hidratação (ingestão de água pelo paciente).
O exame requer algum tipo de preparo?

Apenas exames especiais como avaliação do abdome requerem jejum e algum tipo de laxante suave na véspera do exame para melhorar a visibilização das estruturas, além da hidratação. Na maioria dos outros exames não utiliza nada.



Texto: Dra.Valquíria Zago Matheus

0 comentários :

Postar um comentário



TOPO