terça-feira, 12 de junho de 2018

Dúvidas frequentes sobre ultrassom transvaginal

em terça-feira, 12 de junho de 2018

Comente aqui


Continuando nosso assunto sobre o exame transvaginal, há muitas perguntas e dúvidas a respeito do exame que as mulheres manifestam no meu consultório.
Vou tentar responder as mais frequentes aqui, ok?

O exame transvaginal dói?
A sonda utilizada para a realização do exame tem diâmetro bem fino, adequado ao tamanho da vagina para não gerar desconforto. Além disso, é utilizado um pouco de gel a base de água para lubrificar e facilitar a inserção do transdutor. Depois a sonda é colocada entre cerca de 3 a 7 cm no interior da vagina, dependendo do comprimento desta e a distância da parede uterina. 
É claro que a delicadeza do profissional que realiza o exame conta muito, assim como a presença de alguns problemas dolorosos, como inflamação nas trompas, nesses casos poderá haver dor.
Mas em geral o exame não gera desconforto: às vezes quando as pacientes me olham com cara de assustadas eu brinco - sabe aquela história de "é só a cabecinha", então, aqui é verdade!

Como é feita a proteção do transdutor?
São utilizados preservativos (feitos a base de látex), sem lubrificante. Como referido anteriormente, utilizamos gel aquoso como meio de condução. 
Para aquelas pacientes que referem alergia ao látex, podemos fazer uso de filme plástico (a base de PVC).

É necessário algum tipo de preparo?
Não utiliza-se nenhum preparo específico, apenas pede-se para a paciente esvaziar a bexiga alguns minutos antes do exame, para diminuir o desconforto e melhorar a visualização do útero. 
Exatamente ao contrário dos exames abdominais que precisam ser realizados com a bexiga cheia (tomando-se água).

Pode ser realizado com sangramento?
Caso possa-se esperar o final da menstruação, o exame fica mais confortável para a paciente, mas é só isso. Inclusive alguns exames são realizados no período menstrual para avaliar certas dúvidas específicas ou iniciar medicações indutoras de ovulação.  
Em outros casos - como "escapes" por anticoncepcional, sangramentos incessantes que duram "semanas" ou hemorragias mais intensas - será necessária a avaliação transvaginal para verificação de problemas que nem sempre podem esperar. Então realiza-se o exame com sangramento mesmo, sem problemas. 

Estou grávida, posso realizar o exame?
Como explicado anteriormente, o exame deve ser indolor e não exercer pressão sobre o útero (muito menos que uma relação sexual), assim ele é seguro e ideal para avaliações no início da gestação. 

As pessoas virgens podem realizar o exame?
Todos os colegas que conheço contraindicam o exame nessa condição. Já tive que utilizar o bom senso, às vezes, para benefício das pacientes:
- uma que era jovem - ofereci o exame via transretal para avaliação de uma condição importante, e após consentimento, o mesmo foi realizado com benefício no diagnóstico para a paciente. 
 - em outra paciente com mais idade, com exame de tomografia pélvica inconclusivo (não tínhamos a opção da ressonância magnética ainda na cidade), após consentimento, o exame  foi realizado sem dor ou sangramento, com sucesso trouxe benefício ao diagnóstico, confirmando a existência de um mioma e não outra massa tumoral que levaria a paciente à cirurgia. 
Apenas o médico que realiza o exame ou o médico assistente são quem podem sugerir essas vias alternativamente, sempre com a explicação, entendimento e consentimento da paciente, mas são "exceções" e não a regra - na quase totalidade dos casos a via abdominal com a bexiga cheia é suficiente para a avaliação das pacientes virgens. 

O uso de pomadas ou relações sexuais atrapalham o exame?
Não. Não há qualquer tipo de preparo ou regime especial para a realização deste exame. 

Pode ser realizado junto com a coleta de papanicolaou?
O ultrassom TV não possui restrições, mas o papanicolaou sim: a paciente deve abster-se de ter relações sexuais e utilizar cremes por três dias. Como manuseamos o colo uterino com gel orientamos o seguinte - realizar a coleta de papanicolaou primeiro e depois o ultrassom, ou aguardar três dias de intervalo entre eles.

O uso de anel vaginal contraceptivo interfere?
Não, ele é quase imperceptível ao ultrassom. Além disso a realização do exame não deve provocar seu deslocamento. 

0 comentários :

Postar um comentário



TOPO