domingo, 10 de junho de 2018

Qual a melhor época para realizar o ultrassom transvaginal?

em domingo, 10 de junho de 2018

Comente aqui
A ultrassonografia pélvica realizada pela via transvaginal é a maneira mais barata, simples e eficaz de avaliação das alterações uterinas e ovarianas na mulher.

Problemas como miomatose, pólipos e cistos podem ser visibilizados com bastante acurácia em quase todas as pacientes. As avaliações para posicionamento de DIU (Dispositivo Intra Uterino)  e gestação inicial também são otimizadas pelo uso dessa via pois como a sonda (também chamada transdutor) fica localizada próxima ao útero, permite a utilização de frequências de ondas que melhoram muito a visão de detalhes.

Muitos exames às vezes podem demonstrar-se inconclusivos, necessitando de avaliação posterior para a elucidação de achados como cistos ovarianos e espessamentos endometriais. Nesses casos pedimos para a paciente realizar um controle em fase pós menstrual. 

Como explicamos anteriormente em outra postagem, cujo link segue abaixo, a avaliação realizada no período pós menstrual é o período ideal para excluirmos a presença dos tais "cistos funcionais". 

http://ultrassomparaleigos.blogspot.com/2018/05/cisto-funcional-o-que-e.html

Além disso, pelo endométrio (camada que descama e sangra) estar limpo devido a menstruação, facilita a medida de sua real espessura, além de permitir a visualização dos pólipos endometriais (popularmente conhecidos como "verrugas").  Esses pólipos tem característica esbranquiçada (ecogênica - que gera muitos "ecos") ao exame. Como o endométrico na segunda fase do ciclo também torna-se ecogênico na fase secretora, fica assim, praticamente impossível a distinção entre os pólipos e o endométrio normal.

Mas afinal, quando é o período pós menstrual? 
Conta-se como primeiro dia do ciclo o primeiro dia da menstruação, mesmo que com sangramento pequeno. A partir daí pode ter-se o sangramento maior entre o segundo até o sétimo dia, reduzindo depois. 
Logo, teremos que entre o 8º ao 10º dia do ciclo seria o período ideal para o exame (podendo variar entre o 6º dia até o 12º dia, dependendo da duração total do ciclo de cada mulher). 

As indicações para realização do exame em período após a ovulação seriam apenas para verificar a ocorrência da mesma em casos de infertilidade. 

No próximo post, darei esclarecimento às dúvidas mais frequentes a respeito desse exame. Até lá!



0 comentários :

Postar um comentário



TOPO